sábado, 1 de dezembro de 2012

Peña Nieto promete transformar o México

O novo presidente anunciou reformas para pacificar o país e acelerar o crescimento econômico

Enrique Peña Nieto, 46, líder do Partido Revolucionário Institucional (PRI) e vencedor das eleições de 01 de julho, pediu no sábado que todos os mexicanos para "transformar o país" para construir um "México só, incluindo social e próspera ", que é um" poder "e um player global com voz própria no mundo do século XXI. Em seu primeiro discurso à nação depois de ser empossado como presidente para os próximos seis anos, anunciou um ambicioso programa de reformas para eliminar as barreiras - "vai passar tudo que você precisa para passar" - que impedem o crescimento da segunda maior economia América Latina. A inauguração aconteceu em meio a protestos depoimentos deixados deputados e confrontos de rua entre centenas de jovens e policiais, que deixaram duas dezenas de feridos. O evento contou com a presença, entre outros dignitários estrangeiros, o príncipe Philip, os EUA vice-presidente, Joe Biden, e os presidentes da Colômbia, Chile, Peru, Equador, Guatemala e Costa Rica.
Peña Nieto foi empossado escritório animado na Câmara dos Deputados no palácio de San Lázaro e imediatamente o Presidente cessante, Felipe Calderón, entregou a faixa presidencial. A cerimônia ocorreu sem problemas, além de alguns gritos e vaias, em qualquer caso, nada a ver com o espetáculo constrangedor que o México deu ao mundo em 2006. Posteriormente, o novo presidente se mudou para o Palácio Nacional, onde os membros empossou o novo governo, que exigiu "o compromisso, honestidade e paixão pelo serviço ao México."

O novo presidente prometeu realizar uma "mudança segura" para aproveitar a "oportunidade histórica" ​​de que o México tem de estar entre as principais nações do mundo ", acelerar o crescimento econômico", com uma série de reformas para acabar com a desigualdade - "somos um país onde poucos têm tudo" - ea impunidade - "nenhuma segurança até que haja justiça", e fornecer "a concorrência em todas as áreas." Peña Nieto, disse que o seu é "um governo mais próximo do povo, que sabem ouvir a sociedade civil" e especialmente os jovens, determinados a recuperar a imagem do país no exterior.

PRI líder anunciou 13 medidas para mudar para o México, "quebrar os mitos e paradigmas que têm impedido o crescimento" do país. "O México pede para viver em paz", disse ele. "A ofensa estamos lutando sozinho com força", disse ele, antes de anunciar a Prevenção da Criminalidade Nacional, que terá como objectivo restaurar o tecido social ea implementação imediata das Vítimas Lei Congresso aprovar.
Ele também se comprometeu a passar uma reforma do ensino, estabelecendo novos padrões para a profissão docente, o que augura um acidente de trem com Elba Esther Gordillo, líder da União Nacional de Professores e um verdadeiro poder por quase 30 anos na área de educação, infra-estrutura nacional e transportes, com especial o desenvolvimento de trens de passageiros e aumento da concorrência no rádio de telecomunicações de telefonia, televisão e com a concessão ao longo dos próximos dois meses de canais de televisão de acesso livre.
Na esfera econômica, Peña Nieto anunciado projecto de lei de Responsabilidade Fiscal de trazer para o endividamento de estados atualmente muito elevados e austeridade nos gastos públicos, de modo a zero do défice orçamental no próximo ano 

Ele também prometeu a reforma constitucional de ter um Código nacional único Penal. Atualmente, existem 33 diferentes códigos que emitem sentenças diferentes para crimes idênticos. E a implementação no prazo de 60 dias de uma Cruzada Nacional Contra a Fome, que é envolver a sociedade civil e todos os níveis de governo, federal, estadual e municipal. Outras medidas incluíram um plano de apoio financeiro para as mães, garantindo a educação de seus filhos, mas não têm os recursos, ea adoção de um orçamento para mais de 65 anos com uma pensão ", o primeiro passo da futura segurança social universal ".

O antigo partido hegemônico retornou ao poder após 12 anos com a intenção de deixar para trás uma década de resultados medíocres e frustrações. Peña Nieto, em seu discurso deu a melhor versão de um PRI renovado, determinado a transformar o país sem grilhões do passado ea vontade de enfrentar e superar resistências que se opõem até mesmo os aliados tradicionais, como sindicatos. hora de ir para o México", concluiu Peña Nieto, determinados a construir uma "democracia com os resultados." No momento não há um diagnóstico e, para os resultados vai ter que esperar.





Fonte: El Pais 
Truduzido por: Walter Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário